Musa do Instagram Carolina Paiva reclama de perfis fakes; assista vídeo

A Musa do Instagram Carolina Paiva reclama de perfis fakes.

Carolina gravou uma sequência de stories na rede social reclamando de vários perfis fakes que levam seu nome e suas fotos.

Carolina Paiva tem mais de um milhão de seguidores no Instagram.




Assista o vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por midia.com.br (@sitemidia) em




Criar fake na internet só é crime se for baseado em pessoa real

Se o fake é de uma pessoa real, viva ou morta, o responsável está cometendo o crime de falsa identidade, pois se faz passar por ela. Já os que usam perfis falsos para caluniar, além da falsa lógica, também devem pagar por crimes contra a honra. Se o perfil não for usado para obter vantagem nem para causar dano, não é crime de falsa identidade”, explica Gisele Truzzi, advogada especialista em Direito Digital.

“No máximo, a pessoa poderia ser enquadrada por estar se identificando de maneira falsa para o site”, acredita a advogada. Mas para isso, ele precisaria ser denunciada. E, normalmente, as denúncias vêm quando o perfil falso é de uma pessoa real ou quando causa danos a outras pessoas. Neste caso, o acusado infringe o artigo 307 do Código Penal e pode pegar de 3 meses a 1 ano de prisão somente pela falsa identidade.

O procurador Sérgio Suiama, responsável pelo Grupo de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal, também diz que se o perfil for criado sem base em nenhuma pessoa real, não é crime de falsa identidade.




E usar a foto de um modelo em um perfil totalmente fake, com dados inventados? Ela lembra que colocar imagens de terceiros viola o direito de imagem e que só é permitido usar fotos se a pessoa fotografada fornecer autorização por escrito.

Para terminar, Truzzi destaca que o anonimato, apesar de não ser crime, é proibido pela Constituição Federal. “Ao criar um perfil em nome de um personagem fictício, o indivíduo está violando a norma constitucional”.

Então, fica a dica. A Musa do Instagram Carolina Paiva irá processar quem criar ou continuar com perfis falsos que levam seu nome e fotos.

Siga nosso Instagram.

Com informações do UOL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *