Guia prático para otimizar o instagram, ganhar mais seguidores e monetizar

Otimizar o instagram é algo obrigatório no seu perfil, caso queria ter sucesso na rede social.

Neste artigo você aprenderá as melhores práticas de SEO para otimizar o Instagram e ter o melhor enganjamento, atraindo mais seguidores e transformar eles em seus clientes.

Já viu que seus concorrentes tem mais seguidores, clientes e mais sucesso que você? Já se fez as peguntas certas para saber a causa disso? Sabe os caminhos que ele traçou para chegar a tal ponto? Você sabe que caminho seguir?

Vou detalhar o passo a passo para você otimizar o instagram e começar a monetiza com a rede social que mais cresce no mundo.

Leia também: 7 NICHOS LUCRATIVOS – O que o marketing digital tem a oferecer?

O QUE DEVO SABER ANTES DE OTIMIZAR O INSTAGRAM?

Existem várias práticas para otimização, particularmente gosto de simplificar as coisas.

Para meus cliente de mentoria e gerenciamento de rede sociais, aplico técnicas de SEO.

O que é SEO? Search Engine Optimization, ou seja, otimização para os mecanismos de busca, como a Google, Bing, Yahoo. Neste artigo, iremos falar especificamente sobre o mecanismo de busca do próprio instagram. Como você será mais facilmente achado pelos usuários da rede?

Antes de otimizar você deve se perguntar, no meu negócio no instagram, devo colocar meu nome ou da empresa? Foto da empresa ou minha?

Depende!

Você deseja que mais de uma voz fale em nome da empresa? Se sim, então coloque a foto da empresa e nome da empresa.

Se não…

Tanto faz!

Essa é uma decisão meramente sua, existe casos de sucesso de todos os jeito.

Um exemplo bem prático é o @geracaodevalor, neste perfil existe apenas uma voz, que é do Flávio Augusto e ele usa a sua própria foto de perfil.

Configuração deste perfil é:

  • Nome: Flávio Augusto
  • Nome de usuário: geracaodevalor
  • Foto: de perfil do Flávio.

Do mesmo modo o @viverdeblog, gerenciado pelo Henrique Carvalho.

Outro bom exemplo é o Érico Rocha:

  • Nome: Erico Rocha Marketing Digital
  • Nome de usuário: ericorocha
  • Foto: de perfil do Érico.

Neste caso, ele usuário o próprio nome, no instagram e fez um complemente de Marketing Digital. Este é o modelo que uso, não quer dizer que é regra.

Essa é uma decisão apenas sua.

Agora o que não pode fazer é ficar mudando de tempos em tempos essas configurações. O que é legal mudar eventualmente é a descrição, falaremos mais a respeito a frente.

OTIMIZANDO O INSTAGRAM

Seguindo as dicas do tópico acima e sua decisão iremos configurar o seu perfil para a melhor otimização possível aplicando as técnicas de SEO.

Qual o ramo do seu negócio? Qual seu nicho? Qual a sua principal palavra-chave?

Bom base nas resposta acima poderá direcionar bem seu perfil.

Quando mais você usar a sua principal palavra chave no perfil e postagens, melhor será ranqueado.

FOTO DE PERFIL

Vamos começar pela foto de perfil, coloque uma foto bem chamativa e bonita sua ou da logo da empresa.

ATENÇÃO: É uma foto de perfil sua ou da empresa, não do seu gato, cachorro, do por-do-sol onde você está lá no funda da imagem de corpo inteiro que não dar de identificar que é você.

Novamente, qual o melhor colocar, sua foto ou da empresa? Depende de você!

Como dito mais acima, depende de quantas vocês terá no seu negócio. Se pretende futuramente ter mais vozes falando, então coloque a foto da logo da empresa. Caso não, coloque sua mesmo.

Se ainda assim, você não gosta de aparecer muito, então coloque a logo.

Mas, entenda uma fundamento básico do Instagram. É uma rede social, e rede social tem o objetivo principal se relacionar.

A base de um bom relacionamento é quando a pessoa fala com outra pessoa.

NOME DO PERFIL

Nome do perfil. O nome do perfil não é o que vem com o @, é nome por extenso mesmo. A @anatex usar o nome da palavra-chave principal dela, Marketing Digital e Vendas.

O Erico Rocha, como mencionado acima, usa o nome dele + palavra-chave: Erico Rocha Marketing Digital.

No meu caso, uso: Aurélio Marketing de Conteúdo.

A única regra absoluta e que este nome poderá ter no máximo 30 caracteres, portanto, trabalhe bem este nome.

NOME DE USUÁRIO

Geralmente é seu nome ou nome do seu negócio/empresa.

Se sua empresa já tem o uso da sua palavra chave principal melhor ainda. Mas, não se limite a este quesito de SEO.

Melhor ter seu nome ou da sua empresa, por te identificar melhor.

Algumas pessoas perguntam se pode colocar o nome+palavra-chave.

Poder, pode! Mas, tem um detalhe importante.

Quanto menor e fácil de ler e escrever o nome de usuário melhor.

Imagina se eu fosse colocar nome de usuário + palavra-chave? Ficaria @aurelioplmarketingdeconteudo, perceba a imensidão de grande que ficar o isso, e feio também não é mesmo?

Portanto, não se limite ao SEO nessa parte.

SITE

Se você tem um site, é por que já está um passo a frente de muita gente.

Grande parte de pessoas que querem começar um negócio não fazem site, por diversos motivos, a principal delas é a procrastinação, a mania de deixar sempre para depois.

A única desculpa que ainda dá de engolir é a parte financeira.

Contudo, hoje existe várias formas de fazer, até mesmo um blog de graça, indico 100% utilizar o WordPress.

Então, coloque seu site no perfil.

Se não tiver, coloque o link da sua página do Facebook, até mesmo link encurtado do seu whatsapp (wa.me/55dddnumero), caso queria ter contato direto com as pessoas.

Continue lendo este artigo que no fim dele, ofertarei um presente para você que ainda não tem site.

BIOGRAFIA

A famosa bio é fundamental ser muito claro e objetivo aplicando o SEO. Até por que você tem somente até 150 caracteres para escrever.

Basicamente irá escrever sobre o que você faz ou seu empresa oferece.

Exemplos de bio:

@geracaodevalor: “Fundador da @wiseup, @meusucesso e GV, proprietário do clube de futebol @orlandocitysc, MLS Board of Governors member & Presidente da Wiser Educação.”

@ericorocha: “Nos dias 28 e 30/01 e 1/02 eu vou te ensinar a alavancar suas vendas através da internet ou criar um negócio digital do absoluto zero. Inscreva-se ⤵”

Perceba que do Erico ainda tem uma Call To Action (CTA – Chamada para ação), com a seta direcionando para clicar no link.

@karinapeloinutricionista:
📚Nutricionista/Coach
👙Especialista Emagrecimento
🔶Criadora Método Magra Para Sempre
🔸+ 13.340 alunas em 7 países
🔸Curso PassoAPasso Emagrecimento

@guiainvest: “Dicas para Proteger e Multiplicar seu Dinheiro 👇”

Estude seus concorrentes e veja como eles estão escrevendo.

Use a sua principal palavra chave na descrição da Bio.

EMAIL

Use emails profissionais, exemplo: nome@meusite.com.br.

Se não tiver um email profissional, use o Gmail mesmo.

Mas, deixe o seu email caso algum cliente queria entrar em contato via email.

TELEFONE

De preferência um que tenha whatsapp.

Vejo alguns perfis com redundância no perfil.

Além de coloca o link encurtado do whatsapp, ainda colocar o número do celular. Duas informações onde poderia está aproveitando melhor este espaço, já que o instagram limita bastante seu espaço.

Por isso é importante você ter seu próprio site/blog.

ENDEREÇO

Se sua empresa for um negócio local, nem preciso dizer que é uma parada obrigatória você colocar o endereço da sua loja física, certo?

PRESENTE

Como prometido que no fim do artigo teria um presente.

Somente para as pessoas que ainda não tem blog do seu próprio negócio.

Meu presente é fazer todo o serviço de graça, isso mesmo, 0800. Não irei cobrar absolutamente nada.

Preciso apenas que você me forneça as ferramentas que não dependem de mim, por exemplo:

  1. Domínio
  2. Hospedagem – Servidor VPS ou Dedicado
  3. Tema (template)

Preciso apenas dessas três coisas.

Onde você pode conseguir todos eles?

Domínio. Entre no site Registro.br e veja a disponibilidade de nome para contratar um domínio .com.br.

É altamente sugerido também, verificar a disponibilidade do domínio com mesmo nome com final .com. Eu uso a Godaddy.

Ambos os domínios custam R$40 por ANO.

Hospedagem. Nunca use hospedagem simples, pois elas são compartilhadas com outros site, e hoje a Google sabe quando um site compartilha o mesmo servidor, e esses sites tem enorme dificuldade em ranquear na Google.

Existem também várias empresas que você pode contratar, tem a Hostgator, Digital Ocean (ganhe US$10 de VPS em créditos) e a Locaweb. Eu uso a Digital Ocean e Locaweb.

Tema. Por fim, o template, a aparência que seu blog.

Para este presente ter validade é preciso comprar exclusivamente este template Épico da Uberfácil.

Para comprar e conhecer, clique aqui.

Perceba que nada desses valores é para mim, são empresas terceiras que nem sei onde fica.

Apenas preciso dessas ferramentas básicas para montar o seu blog de sucesso.

Me passando essas ferramentas, entrego seu blog em até 48 horas.

Para saber mais, fale comigo em uma de minhas rede sociais:


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