Anatomia da postagem perfeita no instagram

A anatomia da postagem perfeita no instagram foi realizada pela empresa Quintly em janeiro de 2018.

Foram 41.389 perfil explorados e 1,019,978 de posts.

Dimensões analisadas por média de interações por post:

  • Tamanho do texto,
  • tipo,
  • data,
  • curtidas,
  • comentários,
  • interações,
  • emojis e
  • hashtags.

Embora essa pesquisa já tenha um ano de sua realização. É um embasamento muito interessante para tomar partida.

De modo geral, segue as estatísticas do instagram atualmente:

  • mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês,
  • mais de 500 milhões de usuários ativos por dia, e
  • mais de 400 milhões de stories diariamente.

Ainda tem alguma dúvida sobre o poder da rede social que mais cresce no mundo hoje?

Sem muitas delongas, vamos direto ao assunto da Anatomia da postagem perfeita no instagram.

Tipo de postagem para anatomia da postagem perfeita no instagram

Atualmente você tem três opções de postagem para criar a anatomia da postagem perfeita no instagram:

Tipo de postagem no Instagram
Gráfico: quintly

Por ser uma rede social estilo vitrine, muito visual. 75,18% das postagens são de apenas imagens simples.

Em seguida os usuários costumam postar vídeo com 16,39%.

Por fim, o tipo de postagem Carousel com 8,43%. Na pesquisa não foi especificado se o carousel era de imagens, vídeos ou híbrido.

Média de interação
Gráfico: quintly

No gráfico acima, perceba que as imagens tem a menor interação entre os usuários, mesmo tendo 75,18% dos conteúdos postados no instagram.

O vídeo tem o melhor engajamento, interação entre os seguidores.

A postagem tipo carousel vem crescendo, é bom explorar.

Sacada. Sabemos que atualmente os vídeos tem muito mais impacto. Por que não explorar cada vez mais os vídeos em suas postagens? Faça diferente, estão postando em sua grande maioria imagens simples. Poste vídeos!

Tamanho dos textos

Gráfico: quintly
Gráfico: quintly

Estes dados colocou a prova até a metodologia que aplico em meu perfil @aureliopl. Vario bastante em texto curtos e principalmente os longos.

Hashtags e emojis no texto da postagem

Hashtags e emojis são um dos principais pontos do Instagram, principalmente se sua marca quer ganhar visibilidade.

Gráfico: quintly

É esmagadora a diferença de pessoas que não usam emojins em suas publicações.

Gráfico: quintly

Também é perceptível que a interação com as publicações com emojins são bem altos.

Gráfico: quintly

Também é muito alto índice de pessoas que não usam hashtags em suas publicações.

Gráfico: quintly

Apesar de os números mostrarem uma boa média de interações para postagens com nenhuma hashtag, ela não considera o considerável aumento de visibilidade que uma postagem pode ganhar a partir do uso correto das hashtags.

Portanto, seja demorado nas hashtags, vá pela média.

Contudo, pode explorar mais o uso das hashtags no primeiro comentário, na soma das hashtags usadas no post e comentários, pode usar até 30.

Quanto mais qualificados as hashtags mais alcance terá.

Data e horário para postagens

Esse é um dado que somente quem tem conta comercial pode verificar.

Dados perfil @aureliopl

Nas informações do seu perfil comercial poderá verificar os melhores horário para você postar.

No meu caso, as terças, o melhor horário é ao meio dia.

Entretanto, esses são dados em números, estatísticos. Existe outras variável para você fazer criar a anatomia da postagem perfeita no instagram.

São esses:

  • Emocionar – Invista na Qualidade
  • Educar
  • Convencer
  • Engajar
  • Possuir Timing
  • Defina um calendário de postagens
  • Check-ins

Vamos explorar cada um deles abaixo:

Emocionar – Invista na Qualidade

Penso que a grande maioria não tem dúvida que o instagram é uma rede social altamente visual.

Use a bastante a criatividade para atrair e impactar seus seguidores e clientes.

Conte histórias que seus serviços e/ou produtos mudaram de alguma forma a vida dos clientes.

Se for bem elaborado, certeza que será mais enganjamento e conexão com seus prospectos.

Educar

Vários perfis usam o instagram para modo de informar, educar.

É uma excelente estratégia para atrair mais curiosos sobre seu nicho.

Convencer

Convencer as pessoas a te seguir, comentar, compartilhar suas postagens é uma tarefa um pouco trabalhosa e necessidade de bastante criatividade.

Mais difícil ainda é convencer os seguidores comprar nosso serviço ou produto.

Tenta não aplicar a técnica antiga, de vender, vender, vender.

Ofereça conteúdo gratuitos. Quanto mais você entregar conteúdos, mais o usuário vai querer, e quando você pode vender, sem ser chato.

Engajar

Sempre a gente bate na tecla criatividade.

Elabora a anatomia da postagem perfeita no instagram é uma tarefa complicada caso você queria gerar muito engajamento.

Fazer as pessoas curtir, comentar, compartilhar, salvar é difícil, porém fácil quem provoca os usuário a fazer uma ação.

Colocar um CTA (Call To Action – Chamada para ação) seu suas postagens é fundamental para gerar enganjamento.

Seja claro e peça para os seguidores realizar alguma ação em sua postagem, clicando no seu perfil e depois no link disponível, ou até mesmo mandar direct.

Possuir Timing

A vida útil de uma postagem no instagram é de 21 horas. Isso o ano passado. Cada vez mais essa vida útil está diminuindo e a entrega orgânica também.

Atualmente estou postando duas vezes ao dia. Nada impedi de você postar mais vezes. O que não pode acontecer é você postar duas ou mais coisas na mesma hora, por que uma mata o orgânico da outra.

Determine seus horários de postagens, assim quem te segue verdadeiramente já será educado a esperar sempre a sua postagem em um determinado horário do dia.

O importante é postar todos os dias.

Defina um calendário de postagens

Ter a criatividade de inventar conteúdos diariamente não é fácil, então vamos simplificar?

Crie seu calendário editorial?

Qual seu público-alvo? Qual seu nicho?

Faça esse levantamento, crie seu mapa mental. Assim você terá uma boa base de conteúdos terá que criar.

Quanto tiver esses dados, crie bastante conteúdos com antecedência, esteja pelo menos uma semana a frente. Depois é só postar, ou simplesmente usar ferramentas para agendar as publicações.

A ferramente que uso é o gerenciagram.

Check-ins

Quanto mais ferramentas você usar do próprio instagram mais o algoritmo entende que você dá importância para seu conteúdo e o sistema será o máximo possível reciproco com sua anatomia da postagem perfeita no instagram.

Portante, use o check-in, na sua postagem, diga a sua localização.

Então como seria a anatomia da postagem perfeita no instagram?

Qualidade do conteúdo é importante!

Nossa análise cobre apenas fatores técnicos. Analise sua performance e compare com os resultados apresentados para otimizar sua estratégia.

  • Texto contém por volta de 50 caracteres
  • Usar emojis moderadamente
  • Usar hashtags
  • Usar vídeos e carrossel

Dados da Pesquisa

Esses dados foram extraídos do relatório da Quintly que analisou mais de 10 milhões de postagens. Confira o relatório completo aqui.

Leia também:

+ Como vender pelo Instagram como afiliado da Hotmart, Monetizze e Eduzz

+ Guia prático para otimizar o instagram, ganhar mais seguidores e monetizar


Para saber mais, fale comigo em uma de minhas rede sociais:

Gostou do post, tem alguma dúvida ou sugestão, comente aqui abaixo, irei responder todos.